terça-feira, 5 de maio de 2020
Explicando o zênite.
Zênite é um ponto de referência para a observação do céu, um conceito utilizado nas ciências naturais, principalmente na astronomia.
Zênite é definido como o ponto exatamente acima de um lugar específico, ou seja, a partir de um ponto numa superfície horizontal, traça-se uma reta imaginária perpendicular ao plano, o ponto acima da esfera (Terra), é o zênite.
Existe outro significado para a palavra zênite, que deriva de uma expressão em árabe que significa “direção da cabeça” ou “caminho acima da cabeça”.
O termo zênite também pode ser usado para definir o ponto mais alto no céu por onde um objeto celeste passa em sua trajetória aparente ou imaginária.
Na astronomia, zênite define um dos eixos do sistema horizontal de coordenadas, nele a altura de um objeto é medida, em graus, a partir do horizonte, correspondendo sempre a 90°.
Na geografia a expressão zênite solar ou zênite do sol, designa o momento em que o sol incide verticalmente sobre um lugar da superfície terrestre. A latitude em que o sol atinge o zênite varia ao longo do ano com o movimento de translação da Terra, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio (isto só ocorre duas vezes ao ano).
Zênite solar:
Existe também o zênite solar ou zênite do sol, que é quando o sol está diretamente acima das árvores, isso geralmente acontece ao meio-dia do sol ou solar.
O zênite do sol sobre a terra ocorre apenas duas vezes ao ano e somente nas latitudes entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Zênite e Nadir:
Nadir é considerado o oposto do zênite, ou seja, o ponto de referência celeste que se opõe ao zênite.
Como o zênite é tido como a região mais elevada acima da cabeça do observador do céu celeste, o nadir consiste no ponto mais baixo, que está abaixo dos pés do mesmo observador.
Não pdemos evitar a impressão de que estamos no meio de uma nadir (ponto diametralmente oposto ao zênite).
Este termo também se originou a partir do árabe Nadeer ou Nathir, que significa literalmente: “oposto”.
Marco Cesar Nunes, poeta, escritor e pesquisador.
Pesquisa realizada em escritos de astronomia, geografia e topografia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário